sábado, 19 de janeiro de 2008

A sublimação pode ser usada para purificar sólidos. O sólido é aquecido até que sua pressão de vapor se torna grande o suficiente para ele vaporizar e condensar como sólido numa superfície fria colocada logo acima. O sólido é então contido na superfície fria enquanto as impurezas permanecem no recipiente original. in WIKIPÉDIA

Uma questão que há muito se me subsiste é precisamente a sublimação dos sentimentos humanos. Não das emoções mas de algo mais sólido e real. Os sentimentos que sentimos fruto dos laços que ao longo da vida vamos dando com aqueles que nos rodeiam.

Afinal o ser humano sempre é um animal social, que apenas e só em comunidade consegue viver e sobreviver (ermitas à parte, não fossem esses, por sinal, até pelos mortais e vulgares pares considerados sobre-humanos, acima dos humanos).

Se sublimarmos os nossos impuros sentimentos purificamos o nosso ser? Ascendemos a um nível superior de pureza por sublimação das impurezas? Será? O que será então o recipiente original onde ficam depositadas as substâncias menos puras que se desagregam do ser iluminado pela sublimação?

A sublimação como purificação. A purificação como veículo para a perfeição. A perfeição da pedra que somos e que talhada se pretende. A perfeição que tanto buscamos e que ansiosamente desejamos.

Ou será apenas a aproximação da perfeição que verdadeiramente procuramos? A aproximação do perfeito que amamos?...

Amamos a sua aproximação do perfeito, porém a amamos porque é só aproximação. Fernando Pessoa

1 comentário:

V disse...

Olá....não acho que a sublimação nos purifique....acredito que é uma forma de compartilhar com o mundo, através de uma máscara bem bonita (arte)o que temos de mais impuro...porém o impuro (instintivo, inconsciente) continuará em nós....até ser trabalhado, ou não....é uma válvula de escape...nem sempre consciente....escrever é sublimação...concorda? abraços...adorei o texto....