quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Transgermânico II

temes o desconhecido pois o vazio não é natural.

Dresden! última grande urbe alemã. Se Praha estiver tão fria, eu é que não durmo na rua!

com o frio a bateria da minha velhinha Pentax descarregou num ápice. imprevistos que se podem bem prever. may i charge this here? parece retórica. a resposta do barman férreo resumiu-se a um mono sílabo que entendo ser... não! se bem me lembro o primeiro comboio tinha tomadas eléctricas junto às janelas, na segunda classe. também já estou cansado do bar mesmo. voilá!

vejo as primeiras ruínas de beira de linha. é esta a minha imagem do leste europeu. cicatrizes da guerra e da instabilidade social.

seleccionar rede? VODAFONE CZ!

praha holesovice! meu Deus. os olhares perdidos aterrorizam-me o corpo. sinto o sangue fugir-me do peito. simpático ou parasimpático? um dos dois vai tirar-me daqui! 26 koruna! m....! Euro só nas tabancas de câmbio. arggghhhh! ATM! a solução ou o início da fuga em frente. são 22h e estou na estação mais assustadora que alguma vez pisei. e ainda por cima tenho que levantar dinheiro. as fatias do queijo começam a alinhar-se. só espero que aqui o ratito não esteja do outro lado, à espreita, quando dispararem.

coroa checa nas unhas. bilhete do metro na mão. deixo a escadaria para o sub mundo checo. mas o que é isto! estou em Londres. no meio do vazio social surge um tube de padrões britânicos. e a gente passou de besta a bestial num iato emocional.

isto é dislumbrante! staromestske namesti! o relógio astronómico! ouço as badaladas e espero como tantos outros pacóvios turistas pelo movimento perpétuo. na língua que todos entendem, gesticulo para a mulher dos cachorros quentes. last time! nine o'clock! okapa! estou literalmente a olhar para o boneco. não se vai passar nada até amanhã de manhã.

procuro nas portas qual o bar onde pernoitarei. perco-me na cidade como é apanágio. reencontro-me num casal de polícias que me indicam a ponte.
karluv most! qualquer semelhança entre Praha e Coimbra... não é pura coincidência. troca-se vltava por mondego e o castelo pela universidade.

atravesso enconstado à linha de meia ponte. à agua parece gelada e o ambiente cada vez mais escuro. foto na outra margem. segundo objectivo alcançado.

regresso à praça. falta encontrar um bom lugar onde passar as poucas horas que me restam até ao próximo comboio.

greetings? you know? it's normal! juro que não estou a entender. apenas perguntei a este taxista onde fica uma rua. estou quase a ser espancado. por não o entender espero. faz um esforço. greetings? só pode estar a referir-se às expressões de cortesia. não posso acreditar que queira grojeta por me indicar um rua. sorry! good evening?! yes! good evening! I truely don't understand you! sorry! I'm really sorry! por entre dentes lá me indicou a rua e eu lá percebi que nunca mais me aventuro sem conhecer bem as expressões de cortesia do pais visitado. no mundo árabe já me tinham dado jeito mas parece que não interiorizei a lição. foi por pouco.
bombay bar! open from dust till dawn! nem por acaso. fico por aqui que o som agrada-me e a gente é gira!

faltam menos de duas horas alfacinhas para completar 29 anos. estou sozinho em Praha. para o próximo ano entro nos "nta". melancolia suburbana barata à parte. venha o cálice do Porto.

Sem comentários: