quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Transgermânico I


não hesites! só tens que dar o primeiro passo. o resto do caminho vai-se descobrindo.

objectivos:
1. brandengurger tor
2.karluv most
3.tilburg

sempre de comboio...

levo no bolso o Frommer's, o Boorman, água, as línguas de gato do engenharias e claro as prendas.

apanho o primeiro comboio para Amsterdam, troco ai para o intercidades com destino a Berlin. primeira dúvida. no meio desta confusão toda será que apanhei o comboio certo. ainda vou parar à Mongólia.

Amersfoort?! Dasse!!! A ticketgirl devia ter-me avisado que precisava de mudar de machibumbo. Linha 2?! Ruuuuuuunn!!! espero que não hajam mais transbordos inesperados.

primeiros alvores... Apeldoorn! apercebo-me da beleza da paisagem. sinto agora que me afasto de casa e me aproximo do desconhecido.

Hengelo! última paragem antes de entrar na Alemanha. passport, please! controlo fronteiriço? mas não estamos na UE?! telefonema para aqui, telefonema para ali e a coisa segue sem problemas.

passo Hannover. concluo que a Alemanha está coberta de um branco lindíssimo!

duty free?! um ganda bigodes empurra o carrinho do café e do chá. já vi aeromoças mais engraçadas!

lá está ela! a antena de televisão, um dos marcos da cidade. aproximo-me de Berlin a galope.

atravesso os jardins gelados do Reichstag... com cautela pois quero chegar a Praha inteiro.

sigo as placas. fotografo a Porta. primeiro objectivo alcançado.

desço uns quateirões. a multidão denuncia o local.

BERLINER MAURER, 1961-1989

somos capazes de tudo.

percorro os cantos do que resta do muro e sinto um nó apertado no peito. a atmosfera, apesar de muito turística, é pesada. toca-se o sofrimento de outros tempos. afinal não foi assim há tantos anos. eu já era nascido. sou testemunha.

de volta à estação espero pelo próximo comboio com destino a Praha. tenho lugar reservado... numa carruagem que não existe. para já sigo no bar. quando me cansar logo se vê.

1 comentário:

Unknown disse...

Ich bin ein Berlinner