domingo, 31 de maio de 2009

Vampyr e os seus amores

Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas'09

MUITO BOM!!!! Desvendei esta tarde a magia das formas animadas para adultos... e não só! Para além de uma memória extraordinária, e que se deve louvar, Stuffed Puppet Theatre apresentou no Teatro Nacional D. Maria II (numa sala magnífica - a Garrett) o seu Vampyr!

Diálogos filosóficos de grande profundidade e de notável humor... lembro a finitude e a infinitude da vida e da morte. Apesar de manipular à vista a presença de Gabriel apenas se sente quando age por si próprio. As formas são mais do que animadas são verdadeiramente vivificadas. MUITO BOM!

“O seu universo desenha-se em palco, ele está presente, rodeado pelas suas criaturas de tamanho quase humano, com caras e mãos enormes. Bocas abertas, olhos brilhantes, são sórdidas, divertidas ou comoventes. A sua presença é de tal forma que nós só as vemos a elas: o olhar dos espectadores é constantemente atraído por elas, e não sobre ele, o actor humano, bem vivo. Neville Tranter é a sua voz, o seu guia, o seu servidor. Ele gosta desta relação estranha, destas relações de força e de ternura entre mestre e servidor, criador e marioneta” - Le Monde.


No próximo ano conto voltar a sorrir no FIMFALX :)

Sem comentários: